Editorial

Carta do Editor

Perspectivas, comemora nesta quarta edição seu primeiro ano de existência. A manutenção de revista com foco e objetivo científico é algo por si só a ser revivido e expandido, dada a importância de se vivenciar a ciência em nosso meio e especialmente a Medicina Legal e Perícias Médicas.
O decidido apoio da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM) através de sua Diretoria Executiva foi realmente muito importante no evoluir da revista. Perspectivas conta com esse apoio e decisão para atingir de forma cada melhor seus objetivos, delineados no seu lançamento em outubro de 2016.

Nesta edição, trataremos de temas que refletem nuances do cotidiano que precisam ser enfrentadas pela sociedade civil, pelas autoridades constituídas e especialmente pelas instituições que buscam estudar cientificamente os sinais daquilo que o Papa João Paulo II chamou de “cultura da morte”, ou seja, os sinais de que é necessário entender-se a violência e suas representações, para que se possa propor pelo menos o minorar-se a referida “cultura”.
Os temas aspectos psicossociais do suicídio; retrato da violência contra crianças e adolescentes atendidos no IML de Cuiabá, asfixias por constrição cervical e métodos de identificação humana post mortem serão expostos em sua cientificidade e visão social dos autores.
São temas que permeiam desde a solidão do dar-se fim a própria vida, o horror da violência ao atingir a infância e à adolescência com todas as suas fragilidades, até o saber-se observar as respostas biológicas da ação dos agentes vulnerantes, que apesar da causalidade externa, apresenta respostas e efeitos que podem ser classificadas de comuns a espécie.

Os colegas de todo o país têm respondido ao chamamento no publicar suas experiências, reflexões e conhecimentos da Medicina Legal e Perícias Médicas, com o entusiasmo próprio daqueles que se encantaram com a especialidade. Em nome da Perspectivas, o Conselho Editorial, representando a ABMLPM, agradece.
Agradecimento especial ao Conselho Editorial, pelo trabalho no revisar, orientar, demonstrar a necessidade de se fazer ciência com a metodologia e doutrina adequadas, evidenciado para a sociedade civil e para o meio científico a efetiva participação da Medicina Legal e Perícias Médicas como especialidade médica fundada na ciência e na eticidade.
Na data de seu primeiro aniversário, Perspectivas aponta para um caminhar norteado pela doutrina e metodologia que a Medicina Legal e Perícias Médicas constrói há longo tempo.

Boa Leitura!

Prof. Dr. José Jozefran Berto Freire

Coordenador do Conselho Editorial


Referências bibliográficas