TOPO
Normas – Perspectivas
fade
3337
page,page-id-3337,page-template-default,eltd-core-1.0,perspectivas alto grau-ver-1.0,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-vertical,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Normas

indexa

MANUAL DO AUTOR

Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas

 

1. Condições para envio de artigos

1.1 Originalidade

Os artigos candidatos devem ser inéditos em português e destinar-se exclusivamente à Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas, não sendo permitida a submissão simultânea a outras publicações.

Serão consideradas também versões em português de artigos publicados originalmente em outro idioma, em revistas estrangeiras não distribuídas no Brasil, que não estejam disponíveis para acesso livre online. Nestes casos, o título deve indicar esta condição (Ex: Tratamento de retalhos na cirurgia de mama – tradução completa) e o autor deve informar onde e quando o artigo original foi publicado. A submissão de artigos deste tipo deve ser acompanhada de permissão para reprodução da revista em que foi originalmente publicado.

Encorajamos o envio de artigos acompanhados de sua versão integral em inglês.

1.2 Ética e legalidade

Ao enviar um artigo, o responsável deve declarar ter o direito de permitir sua reprodução por terceiros, bem como a reprodução das imagens incluídas. Em caso de artigos com mais de um autor, o responsável pela submissão deve se munir de declarações por escrito dos demais autores permitindo a submissão do manuscrito à Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas. A responsabilidade por eventual infração de direitos autorais recai sobre o responsável pela submissão.

A correta inclusão de créditos de imagens de terceiros também é obrigação do responsável pela submissão.

Autores de artigos que apresentam imagens que permitem a identificação do paciente devem obter sua permissão por escrito.

Ao enviar um artigo, o responsável se declara livre de qualquer conflito de interesse que possa ter afetado o resultado divulgado pelo artigo. Conflitos de interesse são situações em que o autor tem incentivo para divulgar resultados que melhorem a percepção do leitor sobre determinado procedimento ou medicamento. O incentivo pode ser de caráter comercial – patrocínio ou parceria com determinada marca ou empresa – ou pessoal – amizade ou parentesco.

No Brasil, a realização de ensaios clínicos envolvendo medicamentos só é permitida mediante autorização da Anvisa e registo no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa.

1.3 Normas

Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas segue o padrão estabelecido pelo International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE) por meio do documento “Requirements for manuscripts submitted to biomedical journals / “Requisitos para artigos enviados a revistas biomédicas”, disponível em www.icmje.org. Suas principais diretrizes são descritas aqui.

Omitimos o nome dos autores ao enviar artigos para revisão. Para garantir que seu artigo será revisado às cegas, não inclua em sua redação seu nome ou qualquer outra menção que possa indentificá-lo como autor.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas e não podem ser reproduzidos sem autorização por escrito.

1.4 Envio

Artigos candidatos devem ser enviados pelo e-mail liege@indexa.com.br. Possíveis conflitos de interesse devem ser informados no corpo do e-mail de submissão.

2. Processo de seleção e revisão

Cada artigo recebido é triado pelo editor chefe ou editor adjunto da Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas. Se aceito, é encaminhados para o membro do conselho editorial ou revisor indicado para o tema tratado. Se julgar necessário, o responsável pela revisão pode requisitar uma segunda revisão por outro profissional. Neste caso, o editor chefe ou editor adjunto selecionará outro membro do conselho editorial ou revisor com experiência no tema e encaminhará o artigo para segunda revisão. As perguntas ou sugestões de revisão são encaminhadas ao autor, que deve modificar e reenviar o artigo. O artigo é então revisto pelo(s) revisor(es) originais. Se aprovado, o artigo é encaminhado ao editor para encaixe na pauta de publicação. Se necessário, um novo ciclo de revisão é iniciado.

Para garantir a imparcialidade, a revisão por pareceristas é feita “às cegas”, sem identificação dos autores.

O autor deve esperar receber uma resposta sobre a aprovação do artigo em até 12 semanas a partir da data do envio.

Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas se reserva o direito de não publicar artigos recebidos, mesmo que aprovados pelos revisores.

3. Responsabilidade dos autores

Os autores são responsáveis pela veracidade das informações apresentadas nos manuscritos e pelo uso de boas práticas e ética profissional nos estudos realizados. De acordo com as leis internacionais de direitos autorias, autores são responsáveis pela originalidade dos artigos, já que a reprodução de conteúdo ou idéia já antes publicada sem crédito ao autor original é considerada plágio passível de punição. Os autores também são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no preenchimento do cadastro para envio do manuscrito.

4. Formatação

Os artigos devem ser enviados no seguinte formato:

  • Arquivo Word;
  • Dois parágrafos (duplo enter) entre seções;
  • Hierarquia de títulos e subtítulos clara e definida por regra ascendente de destaque
  • Imagens inseridas no texto, numeradas e legendadas, de preferência em cores, com resolução mínima de 72dpi;
  • Vídeos devem ser incluídos como anexo ou em forma de link para o website de armazenagem Youtube. No caso do anexo, o local para inserção do vídeo deve ser identificado no texto do artigo.
  • Os artigos devem ser enviados nos idiomas português e inglês, em arquivos Word separados.

5. Formato

Não há tamanho máximo ou mínimo para artigos publicados. Os resumos devem ter no máximo 250 palavras.

5.1 Artigos experimentais e de pesquisa

O formato padrão de artigo original encorajado pela Indexa é composto do resumo e de 5 seções:

  • Introdução
  • Método
  • Resultado
  • Discussão
  • Conclusão

Cada uma destas seções pode conter subseções, caso o autor julgue necessário.

5.2 Artigos de Revisão de Literatura e de Livros

O formato sugerido para artigos de revisão é composto de resumo e 3 ou 4 seções:

  • Introdução
  • Revisão / Discussão (subseções opcionais para cada tópico)
  • Conclusão

5.3 Relatos de caso

O formato sugerido para artigos relatando casos clínicos contém resumo e 3 seções:

  • Introdução
  • Relato do caso
  • Discussão
  • Conclusão (opcional)

5.4 “Estratégia Pessoal”, “Meu ponto de vista”

Artigos descrevendo sua estratégia pessoal para a realização de determinado procedimento ou seu ponto de vista sobre determinado tema devem ter resumo e seu texto pode ser organizado em seções de forma livre.

5.5 Referências Bibliográficas

As referências devem seguir as normas da ABNT. Sugerimos o uso da ferramenta Referências do Word (Referências> Inserir citação), que cria a citação e a bibliografia dentro das normas.

Dê preferência a citações de periódicos nacionais. É uma forma de divulgação da produção científica nacional.

Referências devem ser inseridas no texto com sobrenome do autor, data da publicação e, se aplicável, número do volume e/ou página. Ex: (Petitti ET AL., 2005), (Di Loreto, Maeda, 1997). Caso tenho o DOI do artigo, este deve ser informado no final da referência.

Exemplos de referências bibliográficas:

  • Citando artigos de revistas:

Sobrenome Iniciais. Título do artigo. Abreviação padrão do nome da revista. Data de publicação;Número (volume):página inicial-final.

No caso de revistas eletrônicas, a citação deve ser finalizada com o endereço do website como “disponível em”/ “available from”.

Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005 Jan;62(1):112-6.

Di Loreto C, Maeda MYS et al. Garantia de Qualidade em citopatologia: aspectos da correlação cito-histopatológica. Rev Assoc Med Bras. 1997; 43 (3): 195-98. Disponível em http://www.ramb.org.br/

  • Citando livros e teses:

Sobrenome Iniciais. Título e subtítulo do livro no idioma original. N da edição, se houver. Local de publicação: Editora (no caso de teses, Universidade); ano de publicação. Página(s), se a informação citada puder ser localizada.

Eyre HJ, Lange DP, Morris LB. Informed decisions: the complete book of cancer diagnosis, treatment, and recovery. 2a ed. Atlanta: American Cancer Society; 2002.

  • Citando websites

Autor, se indicado. Título do texto [Internet]. Local de origem da página: Instituição ou nome do website; ano de publicação do website, se indicado [data em que foi atualizado, data em que foi citado]. Disponível em endereço da página.

Estimativa da Incidência de câncer em 2008 no Brasil e nas cinco regiões (Estimates of cancer incidence in Brazil and the five regions) [Internet]. Rio de Janeiro: INCA – Instituto Nacional do Cancer; c1996-2007 [cited 2007 dec]. Available from http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=1793/.

Leuck I. Sudorese Excessiva (Hiperidrose) [Internet]. [Local não informado: publicador não informado]; c2001-2007 [atualizado 30 nov 2006; citado 1 dez 2007]. Disponível em http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?518.



ABMLPM - Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas - afiliada à AMB
Escritório Administrativo - Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 – 7º andar – Bela Vista
São Paulo – SP – CEP: 01318-901
Fone: (11) 3101-5994 / Celular: (11) 9.7403-4818 (operadora Vivo)

O conteúdo deste site não pode ser reproduzido sem permissão.